Notícias

Mercado imobiliário tem crescimento significativo no último trimestre

Busca por segurança e tranquilidade em moradias também favorece setor securitário no Brasil durante pandemia de Covid-19

Autor: Flávia VianaFonte: Conversion

A pandemia do COVID-19 fez com que as pessoas ficassem cada vez mais dentro de seus lares, pois as atividades passaram a ser remotas, como o home office, o estudo à distância, as atividades físicas, o lazer, entre outras. Dessa forma, a busca por um espaço mais confortável e seguro, que atenda às suas necessidades, fez com que o mercado imobiliário fosse impulsionado e crescesse de maneira significativa nesse período.

Conforme recente pesquisa, realizada pela Datastore, empresa de pesquisas para o mercado imobiliário, o índice de intenção de compra nos segmentos popular, médio padrão e alto luxo em todo o país chega a 29%. Os números indicam que mais de 14,5 milhões de famílias têm intenção de adquirir um imóvel nos próximos 24 meses.

Dados do Indicador Abrainc-Fipe mostram que, no último trimestre móvel, foram comercializadas 37.966 unidades, o que representa uma alta de 32,3% em relação ao volume do mesmo período de 2020. No balanço parcial de 2021, de janeiro a maio, os imóveis novos vendidos totalizaram 58.042 unidades – crescimento de 23,7% em relação aos cinco primeiros meses do ano passado. Finalmente, nos últimos 12 meses, encerrados em maio de 2021, as 149.681 unidades comercializadas contribuíram para um aumento de 31,1%, face às vendas registradas no período precedente.

Nota-se que as corporações imobiliárias – desde a mais estruturada até a de menor porte –, durante esse período de restrições sanitárias, tiveram de se adequar para realizar seus negócios, e o uso da tecnologia é presença constante – desde a realização de reuniões online com os seus clientes até o uso de drones para apresentar os empreendimentos, recurso importantíssimo para o momento atual.


Uma residência confortável é aquela com ambientes, mobiliário e objetos que atendam à rotina de seus moradores e tragam bem-estar e tranquilidade a seus ocupantes, que só se completa com a contratação de um seguro residencial, que não está limitado apenas à proteção da estrutura do imóvel – vai muito mais além, com pequenos reparos, como troca de uma lâmpada, conserto de uma fechadura, instalação de um espelho, desentupimento de um ralo, instalação de um chuveiro , entre outros serviços. Afinal, home sweet home – “lar doce lar”, em português – é a melhor expressão para um ambiente tranquilo e onde se ama estar.