Notícias

Até quando contador(a), administrador(a), gestor(a)?

Estamos vivenciando tempos difíceis e com alterações com velocidades exponenciais, e esses fatos e acontecimentos exigem uma reflexão mais depurada de todos os profissionais

“A Nova Ordem Mundial, com a polarização de ALTERAÇÃO no SISTEMA, CONFLITO BÉLICO, GREAT RESET, INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS, EXIGEM mudança educacional, cultural, profissional de todos os envolvidos.”(Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA).

Introdução

Estamos vivenciando tempos difíceis e com alterações com velocidades exponenciais, e esses fatos e acontecimentos exigem uma reflexão mais depurada de todos os profissionais, principalmente aqueles profissionais que não tem uma educação de qualidade devidamente antenada com o mundo moderno.

Todas as profissões, sem exceção, foram afetadas por diversos acontecimentos e fatos notórios, desde a fragilidade da educação até a exigência seletiva do mercado laboral, considerando a concorrência global, as empresas precisam de profissionais bilíngues, e que possam trabalhar em ambiente com a inserção das inovações tecnológicas derivadas da inteligência artificial.

Hoje, sobreviver nesse mundo moderno, deve possuir os recursos exigidos pelo sistema para manter a sua continuidade e sustentabilidade, que sabemos da dificuldade existente que afeta essa humanidade.

PROFISSIONAIS

Todos os profissionais, inclusive os que vivenciam em CONTABILIDADE, seja Pública ou Privada, ADMINISTRAÇÃO, seja pública ou privada, GESTORES, seja Público ou Privado, e demais precisam entender que sua CAPACITAÇÃO e QUALIFICAÇÃO profissional necessitam de um UP GRADE, para melhorar o seu KNOW HOW, EXPERTISE e seu BACKGROUND, e possa se inserir na NOVA ORDEM MUNDIAL, que exige o conhecimento técnico especifico de suas profissões antenadas com o mundo moderno, conhecimento de idiomas (Inglês, Mandarim e demais), e principalmente conviver e entender a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

Aprender linguagem de computador, PYTHON, SQL, ORANGE, JAVA SCRIPT ou outras, no ambiente da Inteligência Artificial, Velocidade 5G/6G, Metaverso, algoritmo, lógica Fuzzy, Machine Learning, Deep Learning, rede neural, Data Mining, Informações e dados IN THE CLOUD, latência, stream, e demais são essenciais para o exercício de qualquer profissão.

Ao CONTADOR (A) deve entender que o SPED- FISCAL, E-SOCIAL, SPED-CONTABEL, Informações bancárias e informações e dados IN THE CLOUD, fazer conciliações, elaborar as Demonstrações Contábeis e Financeiras, e demais o SISTEMA COM A I A pode fazer num “estalar de dedos”.

Elaborar Relatórios Avaliativos sobre a situação financeira, econômica, patrimonial, contábil, rentabilidade, de Cash Flow, EBTIDA, EVA, Fator de Insolvência de Kanitz, GAF, e demais, o sistema pode fazer, mas a INTERPRETAÇÃO diante de cenários futuros com a utilização de Matemática Financeira e a Estatística Aplicada, para analogia e futura AÇÃO e ATITUDE, AINDA não pode ser executada pela inteligência biológica, mas o WATSON (I A) esta se desenvolvendo rapidamente e brevemente poderá executar essa atividade.

Precisamos entender e acompanhar a evolução da IOT (Internet of Things) e podemos observar quão rápido estamos sendo ultrapassados.

Não acredito que o simples treinamento para atender as obrigações tributárias, trabalhistas e previdenciárias concedidas pelos órgãos competentes, você acreditasse que era o suficiente para o exercício de seu labor, a realidade estava tão próxima e não percebemos, deveríamos refletir sobre o inicio de uma séria transformação em nossa atividade, ou seja, o crescimento da I A.

Ao ADMINISTRADOR (A), deve se capacitar e se qualificar para enfrentar uma concorrência brutal e global, daí precisar entender a importância da Inteligência Artificial numa velocidade 5G/6G, inclusive com a utilização do Metaverso em suas transações comerciais, mas precisa se adequar a Nova Ordem Mundial.

Temos diversos exemplos daqueles que não investiram em inovações tecnológicas, pois o cemitério e as falências hão de nos lembrar dessas evidências.

Entender, analisar o processo de IN PUT, PROCESS e OUT PUT, numa velocidade exponencial, poderá lhe conceder uma sobrevida, mas depende só de sua pessoa.

Ao GESTOR (a), é aconselhável da mesma forma que o administrador, pois entender que a concorrência está seriamente acirrada, a alteração em seu faturamento deverá lembra-lo, sem a utilização da IA, Velocidade 5G/6G, e Metaverso, sua atividade econômica poderá se transformar numa grande dor de cabeça.

Veja bem, o SEBRAE fala em alto e bom tom, de cada 5.000 (cinco mil) empreendimentos abertos, somente 10% (dez por cento) conseguem sobreviver, por diversos motivos dentre eles a capacitação e qualificação, antenadas, com o mundo moderno.

Vivenciar um PDCA, uma análise SWOT, identificar os pontos, fracos e fortes, implementar suas melhorias, entender a importância do 4Ps num cenário global, hoje, é essencial para a sobrevivência de qualquer ser, pois os 4W e um H, hão de exigir o seu conhecimento.

Falar outros idiomas deve facilitar suas transações, pois o mundo e os países estão mais próximos com a tecnologia da informação.

Sabemos que na CRISE que vivenciamos ter atividade econômica de venda de produtos alimentícios, remédios, serviços domésticos, indústria de alimentos, e demais, já não perfazem ou garantem uma sustentabilidade contumaz, pois devemos entender que, o cliente ganha em REAL, e adquire produtos, mercadorias e serviços, DOLARIZADOS, essa EQUAÇÃO DE CAMPO DE EINSTEIN, é de difícil entendimento, similar ao PARADOXO DE FIRMI, mas esse fato, você entenderá facilmente no seu bolso quando adquirir produtos e mercadorias em um Supermercado.

CONCLUSÃO

O presente artigo visa alertar aos profissionais das mudanças vorazes que acontece no ambiente de trabalho, mas alertando ainda para a busca de obter o diferencial, nesse seletivo mundo laboral.

É fato incontestável que alguns profissionais foram afetados bruscamente por tais evoluções e sabemos quais resultados podem nos apresentar, pois o mundo da Inteligência Artificial evolui a uma velocidade exponencial.

As SIGLAS e as inserções de palavras do idioma Inglês, todas, inseridas no referido artigo, necessitam para seu entendimento uma educação diferenciada e demonstram a sua GRANDE DEFICIÊNCIA EDUCACIONAL, espero que entenda que não é INDELICADEZA, mas um AVISO.

Lamento que muito serão EXCLUÍDOS por fatores alhures, mas precisamos observar os grandes desafios que estão atingidos seriamente as profissões e o mais gritante é que tais avanços evoluirão mais rapidamente.

DESCULPA, mas há verdades que precisam ser ditas, lidas, e entendidas, pois seu sonho, sua sobrevivência delas dependem, e como profissionais que somos não podemos nos omitir, mas enfrentar essas adversidades devem ser, nosso labor.

DESCULPA, mais uma vez de se fomos muito DIRETOS, mas a verdade deve ser dita, em qualquer circunstância e sem romantismo.

AUTORES: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.