No Brasil, foi sancionada a Lei 14.754, em dezembro de 2023, que estabelece novas regras para a tributação de investimentos offshore no Brasil. Se antes as entidades utilizadas para investimentos financeiros em outros países poderiam adiar suas tributações anuais sem data definida, com a promulgação, a tributação anual de offshores passa a se tornar realidade.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um segmento específico de contribuintes será impactado pela medida. Menos de 100 mil brasileiros com offshores serão afetados, representando 0,049% da população ou, aproximadamente, uma em cada 2.030 pessoas.
Portanto, para otimizar seus resultados e continuar em conformidade com a lei, muitos investidores têm buscado orientações para minimizar os impactos financeiros decorrentes da nova legislação. Nesse momento, é fundamental compreender como o planejamento tributário de offshore pode reduzir as despesas com impostos e estar atento aos prazos e às melhores práticas para regularização dos investimentos aos olhos da nova legislação.
Para abordar essas questões, colocamos à disposição para entrevista o Mauro Cervellini, planejador financeiro certificado pela CFP (Certified Financial Planner) e sócio da MZM Wealth. Cervellini está disponível para abordar estratégias eficientes de planejamento tributário, os cuidados necessários para evitar autuações fiscais e as melhores práticas para a regularização de investimentos offshore.
Sugestão de perguntas:
Sobre a MZM Wealth:
Fundada em 2021, a MZM Wealth é uma consultoria financeira para a gestão de patrimônio familiar. Especializada em Planejamento Financeiro e Consultoria de Investimentos, tem como missão ajudar famílias com soluções personalizadas e planejamentos financeiros únicos para cada cliente, em um modelo de negócios pautado em fidúcia, transparência e fortuna. Site: mzmwealth.com