Notícias

Administre suas finanças: veja como organizar as contas na terceira idade

Organize suas finanças e aproveito ao máximo o que conquistou nos anos de trabalho

A imagem de avós dependentes de filhos e netos e sem ocupação, após anos e anos de trabalho e dedicação à família, mudou bastante. Hoje, muitas vezes são eles que, com apoio do que recebem da aposentadoria e do que acumularam ao longo da vida, acabam sustentando filhos e netos. Por isso, é importante cuidar da saúde financeira no período chamado de "melhor idade" e pensar um pouco mais em si mesmo. 

Lembre-se de que essa pode ser considerada a idade da liberdade e, para quem soube se preparar, a idade do poder: do poder de realizar seus sonhos. Nesta etapa da vida, você não tem a obrigação de acumular recursos para garantir a educação dos filhos, por exemplo. Cumpriu muito bem o seu papel. 

Por outro lado, você pode ter mais gastos com outro tipo de necessidade, como os medicamentos ou o plano de saúde, por exemplo. Sendo assim, depois de tanto trabalho, sua estratégia nas finanças deve ser revista. 

O futuro chegou
Se durante a vida produtiva de trabalho o objetivo era poupar e investir para o futuro, hoje a preocupação é outra. O futuro chegou e você merece aproveitá-lo ao máximo.

Assim, na hora de aplicar o dinheiro, a dica é escolher opções conservadoras, como poupança e fundos de renda fixa. A intenção, com isso, é evitar riscos e possibilitar acesso rápido ao dinheiro, caso necessário. Em relação à renda variável, especialistas em finanças afirmam que a alocação deve ser de 15%, tendendo a zero com o passar do tempo. 

Orçamento em dia
Veja abaixo mais dicas para manter a saúde financeira na terceira idade:nbsp;

  • faça planejamento financeiro - quanto você tem de receita e despesa mês a mês? Inclua todas essas informações no seu orçamento;
  • estabeleça um valor máximo para gastar, que não atrapalhe seu orçamento;
  • pesquise muito antes de consumir, pois há grandes diferenças de preço e excelentes promoções entre os comerciantes;
  • negocie um bom desconto para pagamento à vista (sem estourar o orçamento);
  • evite pagar juros. Como há muita competição entre os comerciantes, existem várias opções de parcelamento sem juros. Se não tiver como evitar o financiamento com juros, compare as taxas e o prazo, para encontrar a melhor opção;
  • cuidado com as facilidades de empréstimos em folha de pagamento ou os empréstimos consignados. Não comprometa grande parte do seu orçamento futuro, pois você poderá precisar dele numa eventualidade.