Com a chegada do final de ano é preciso acertar as contas com o Leão. Desde o início de março deste ano, a Receita criou uma ferramenta para regularização, pela internet, para que muitos contribuintes saiam da malha fina. No ano passado, 630 mil contribuintes saíram da malha-fina com a autorregularização.
Para liberar a declaração, em 2010, os contribuintes devem regularizar sua situação pelo menos 30 dias antes do último lote do IR do ano, que será pago em 15 de dezembro.
No extrato do IR, o contribuinte também pode acompanhar o pagamento do imposto e alterar opções referentes ao débito automático das cotas, além de parcelar débitos em atraso do IR ou outras pendências com a Receita Federal ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
Para consultar se há pendências em seu nome referentes à declaração dos rendimentos de 2009, é preciso ir ao site da Receita Federal (www receita fazenda gov br), clicar em ''Extrato da DIRPF'' e, em seguida, em ''Acesse Aqui o Extrato da DIRPF'.'
Basta informar o número do CPF, o código de acesso gerado e senha e clicar em ''Avançar'' e checar na coluna ''Situação'' se está escrito ''Com pendência'' Este é o primeiro passo para iniciar 2011 sem dívidas com o governo.